Arquivo de janeiro 2012

Embalou! Embala! Embalou!

Nunca fui do clima do Verão, Carnaval, sol, praia e calor. O mar é lindo, eu sei, a Bahia é festa, eu entendo, cada esquina é folia, dá pra ver, mas eu confesso que é preciso muito incentivo pra me colocar nessa farra. Falta fôlego, gente! Coisa, por sinal, que não tem faltado pro Vitória neste início de ano, pula de alegria o torcedor rubro-negro.

Bem no clima “a nossa química bateu, o nosso gol aconteceu”, o Vitória veio com tudo nesse início de Baianão. Se o primeiro jogo do campeonato diante do Feirense foi uma concentração morna, daquelas que a gente desconfia se o bloco vai ser animado, as partidas seguintes foram um verdadeiro arrastão de energia. E quem puxa o trio rubro-negro é Cerezo. O ritmo deste grupo embalado por Rildo e Neto Baiano tem a cara de seu treinador. É mais animado, pra frente e veloz, bem diferente do time ‘chato’ e frio (eficiente durante boa parte do campeonato, mas frio) que perdeu o título para o Bahia de Feira em 2011. O Vitória de 2012 parece ter carta branca para errar (ou arriscar, se você quiser usar outra palavra), e com isso acaba acertando muito mais do que uma equipe que prefere ficar atrás do carro do apoio.


Outra mudança do ano passado pra cá é o elenco, que está  bem  resolvido taticamente. A coisa está tão boa que Cerezo cogita fazer um rodízio e, meus amigos, poupar jogadores é para poucos e eu normalmente sou contra, mas vamos dar um voto de confiança. Nos três primeiros jogos, o Vitória entrou na avenida repetindo uma base de nove jogadores: Douglas, Gabriel, Dankler, Wellington Saci, Uelliton, Mineiro, Lúcio Flávio, Rildo e Neto Baiano. A indefinição ficou por conta da lateral-direita (entre Léo e Dimas) e da armação das jogadas (a depender da escalação do meia Arthur Maia ou do volante Michel).

Vamos lá, a zaga rubro-negra é jovem, mas é boa. Vai ter erro de posicionamento de vez em quando, e eles vão bater cabeça uma hora ou outra, mas a dupla tem talento pra aprender durante o Baianão. Nas laterais, a dúvida na direita não chega a ser uma crise, dá pra revezar de acordo com o bom momento de Léo e Dimas (e Nino). O meio é onde temos a maior variação. Fico com dó de ‘excluir’ Arthur Maia (são só as mulheres que têm esse sentimento de proteção?), mas o garoto não sai dessa do promete, promete… Prefiro um esquema com dois meias, mas apenas com Lúcio Flávio armando o bloco e Mineiro encostando também dá uma boa pipoca. Na frente, deixa Neto Baiano aproveitar o show. Rildo vai fazer falta, mas muita calma na hora de endeusar o rapaz. E ainda tem folião pra chegar! Rodrigo, Robston, Pedro Ken, Tartá e Dinei, sem falar nos que ainda voltam do departamento médico, como Geovanni, Marquinhos e Nino, ninguém vai querer ficar fora da corda.

E enquanto o Vitória de Cerezo mostra que tem certeza do que quer (independente do resultado final), o Bahia de Joel Santana ainda não sabe em que ritmo vai pular neste Carnaval.

PRETINHO BÁSICO
O Vitória já marcou 12 gols nos primeiros três jogos do Baianão e, tendo levado apenas dois gols, tem o melhor saldo de gols da competição. Na frente do Leão, apenas o Bahia de Feira, que venceu as três partidas com dois pontos a mais. Em 2011, no mesmo estágio, o Vitória tinha marcado 5 gols.

ESPORTE FINO
Prestes a entrar no ritmo, Rodrigo é zagueiro e veio do Internacional. Robston é um folião volante que veio do Carnaval pernambucano (Sport) e o meia Pedro Ken trouxe sua energia do Cruzeiro. O atacante Dinei estava no Palmeiras e Tartá vai precisar esquecer a falta de gingado característica do Japão, onde jogava.

Comments 6 comentários »

Ora Rodas na pista!!!

Senhoras e senhores,

Mãos no volante, pé no acelerador e dedo no play! Está na pista o 1° Ora Rodas da história, que conta um pouco mais do luxuoso Range Rover Evoque, que entre outras coisas ótimas, praticamente estaciona o carro sozinho pra você! ‘Eita’ que maravilha de carro! =)

Vocês encontram a matéria completa sobre o Evoque no Correio* aqui.

Vrrruummmmmmmmmm!!!!

Até breve, pilotos e pilotas!!! =)

Comments 2 comentários »

O despertador já tocou!

Na passagem do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, por Salvador, na semana passada, aproveitei para fazer algumas perguntas. Entre outras coisas, o ministro afirmou que está confiante na cidade para os eventos esportivos que se aproximam e que está otimista de que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo da história.

Eu acredito que a Arena Fonte Nova estará pronta e que, bem ou mal, as coisas acontecerão durante a Copa do Mundo e das Confederações, mas acho que já perdemos boa parte da oportunidade de aproveitar esses eventos para “transformar” nossas cidades. O que está sendo feito, além do estádio, em Salvador. Teremos realmente um legado? Que marcas a Copa do Mundo deixará por aqui? O discurso que Salvador recebe mais turistas no carnaval do que os esperados para a Copa do Mundo me parece meio preguiçoso e o despertador já tocou faz tempo.

OBS. Pra vocês reconhecerem logo de primeira, os posts relacionados à Copa do Mundo terão a marquinha que vocês vêm acima desse texto! 😉

Vamos à entrevista:

Clara Albuquerque: Fala-se quase que exclusivamente das obras da Arena Fonte Nova, mas o caderno de encargos da Fifa exige muito mais do que simplesmente um estádio pronto. Qual a sua análise de Salvador quanto às obras de mobilidade urbana, com um metrô que não sai do papel, infraestrutura de aeroportos, entorno do estádio, acesso das delegações e torcedores?

Ministro: Estive em Salvador, há alguns dias, e pude constatar, junto com o secretário-geral da Fifa, Jéròme Valcke, o avanço significativo das obras na Fonte Nova, que terá padrões internacionais. As obras de infraestrutura e mobilidade estão começando e ficarão como legado para os baianos e para os turistas. Salvador tem tradição de lotar estádios nos jogos do campeonato baiano – com média de torcedores acima até das partidas do campeonato nacional – e no carnaval recebe, e bem, muito mais turistas do que os esperados para a Copa do Mundo. O aeroporto e o terminal de passageiros do porto da capital baiana serão reformados. Portanto, como também reconheceu o representante da Fifa, não há motivos para medo de problemas durante a Copa 2014.

C.A.: O que foi visto em Salvador que deu confiança ao ministério de que Salvador será sede da Copa das Confederações em 2013 e está garantida na Copa do Mundo?

Ministro: A realização de jogos da Copa 2014 em Salvador é coisa decidida. O empenho de todos os envolvidos e o compromissos com os prazos estabelecidos nos deixa tranqüilos sobre a participação de Salvador na Copa das Confederações. Também nesse assunto a direção da Fifa se mostra otimista.

C.A.: Há sempre uma grande preocupação com o legado de uma Copa do Mundo e os benefícios que ela pode trazer a quem mora nas cidades-sede e até nas cidades vizinhas. Aqui em Salvador, no entanto, essa questão não parece andar em ritmo acelerado… Isso é uma das preocupações da pasta do Esporte? Como anda o diálogo com Prefeitura e Governo do estado nesse sentido?

Ministro: Todos os envolvidos – direta, ou indiretamente – com a organização da Copa tem a preocupação de deixar não só Salvador, mas todas as cidades sedes prontas. Esse é o maior evento esportivo do mundo e extrapola, em muito, os limites dos estádios. O Brasil, em todos os seus aspectos – econômicos, culturais, turísticos – terá uma enorme exposição internacional em todo o mundo durante o período da Copa. Com certeza, não vamos perder a oportunidade de mostrar que somos um país organizado e perfeitamente capaz de organizar grandes eventos internacionais oferecendo conforto e segurança. Durante muitos anos, vamos colher resultados da realização da Copa da Fifa: chegarão novos investimentos internacionais, nossa indústria da construção terá avançado muito, teremos trabalhadores mais qualificados, nossas telecomunicações estarão aprimoradas, nossas cidades serão melhores.  A integração entre os três níveis de governo aqui na Bahia e em todos o Brasil é muito boa e isso é mais uma garantia de sucesso nessa empreitada.

C.A.: O senhor assumiu a pasta recentemente, depois de um escândalo com Orlando Silva… O que a presidente Dilma Roussef pediu diretamente com relação à condução do evento Copa 2014. Qual foi a orientação da presidente?

Ministro: A presidenta Dilma tem uma sensibilidade enorme na condução de temas como esse. Ela me pediu para  assumir a coordenação dos preparativos do Brasil. Já participei de reuniões com o Comitê Organizador Local e com a Fifa e comecei essa série de visitas às cidades-sede. A presidenta está i informada dos preparativos e também tem confiança de que vamos fazer a melhor Copa do Mundo da história.

C.A.: Salvador sempre foi apontada como a principal capital do Nordeste para a Copa (tinha inclusive a campanha para Salvador abrir a Copa) e, na reta final, Fortaleza assumiu esse papel. Deve receber dois jogos da Seleção Brasileira e já está garantida na Copa das Confederações. Em quais aspectos Fortaleza leva vantagem sobre Salvador e porque essa virada, digamos assim, já na prorrogação, pouco antes do anúncio das sedes da Copa das Confederações?

Ministro: Todas as cidades-sede da Copa do Mundo são importantes e terão fundamental importância na realização e no sucesso do Mundial. Os prazos e escolhas de sedes e datas foram  feitos pela FIFA, com critérios específicos.

C.A.: Por fim, o comitê ganhou um belo reforço com a chegada do Ronaldo, mas, como torcedor, o que você acha da Seleção Brasileira? Preferia que Ronaldo ainda estivesse em campo em 2014?

Ministro: O Ronaldo é o maior artilheiro em copas do mundo e um ídolo do futebol. Ele decidiu deixar os gramados. É um reforço importante na equipe que organiza a Copa. Vamos torcer para que surjam outros “ronaldos”, mas hoje eu já  tenho certeza que teremos uma seleção competitiva e com um futebol bonito para a Copa. Afinal, não queremos apenas organizar a festa, mas participar dela com êxito.

Comments 6 comentários »

Pessoas!!!

Louca pra contar essa novidade pra vocês!

O Ora Bolas acaba de ganhar um primo (risos)! É o Ora Rodas, que vai tratar de outro assunto que vocês, homens, amam muito também não é!?!?!?! Portanto, ainda essa semana, tem estreia do primeiro vídeo Ora Rodas aqui pra vocês!!!

Pra não fugir da tradição, fotinhas da gravação pra vocês já irem entrando no clima!

Comments 3 comentários »

Pessoas queridas,

Agora vocês têm a opção de curtir no facebook ou tuitar em todos os posts aqui do blog mesmo!! Perceberam??? =)
Então vamos recomendar, minha gente! =)
E amanhã tem novidade aqui no blog!!
beijocas

Comments 2 comentários »

Passou da hora de mudar

Me perguntaram essa semana se eu achava que os homens tinham resistência com mulheres que demonstram entender de futebol. Apesar de nunca ter sofrido nenhum tipo de preconceito nesse sentido, é perceptível que os homens têm medo da novidade. Homens, em geral, não gostam de mudanças, seja na vida pessoal, no trabalho, na rotina, enquanto as mulheres, na maioria das vezes, sabem acolher melhor um novo cenário.

No futebol, esse mundo que eles insistem em proteger, a coisa não é diferente. A capacidade de aceitar mudanças se resume às três substituições permitidas durante um jogo (e é claro que eles vão reclamar dessas também, mas isso eu vou colocar na conta do torcedor).

Vejam só vocês, a Uefa anunciou nesta semana a Seleção da Europa. Casillas; Daniel Alves, Piqué, Thiago Silva e Marcelo; Xavi, Iniesta e Bale; Robben, Messi e Crsitiano Ronaldo. Pra começar, a primeira coisa que nos chama a atenção é o fato de que os três representantes brasileiros estão na defesa. No lugar de nomes como Ronaldo, Romário, Rivaldo e Ronaldinho (aquele de 2004/2005, claro), apenas pra citar os mais recentes, aparecem Daniel Alves, Thiago Silva e Marcelo. Não é ruim, muito pelo contrário, que eles estejam na lista, mas é de se pensar o porquê de apenas eles estarem lá.

Outra coisa que chama atenção nessa seleção dos sonhos é a ausência de um “ser” que tem sido idolatrado no nosso futebol. A temporada 2012 do futebol brasileiro está começando e eu te desafio a contar nos dedos de uma mão, os times que não colocarão em campo os danados dos três volantes. Agora, ache na seleção do início deste texto um único volante de ofício. Achou? Não, né? Pois bem, não é preciso dizer mais nada. Aliás, é sim.

É preciso dizer que a hora da mudança já passou. É preciso gritar que chega de ver o futebol brasileiro fugindo (não, qualquer semelhança com os homens da sua, da minha, da nossa vida de cada dia, não é mera coincidência). Chega de fugir dos nossos camisas 10, do nosso toque de bola, do nosso futebol atrevido. De Mano Menezes ao auxiliar técnico do baba da esquina, é preciso mudar.

É preciso se arriscar, Joel Santana. Esquecer os vícios da rotina, agarrar o novo, renovar o fôlego. É preciso abraçar o futuro, presidente Marcelo Guimarães Filho, aceitar opiniões ousadas, estender a mão ao torcedor, dar chance às novidades. É fundamental ter identidade, Cerezo. É preciso confiar no ataque, na promessa, no arriscado. Presidente Alexi Portela, é indispensável saber deixar o que foi ruim no passado, mas ainda mais necessário é saber manter o que deu certo.

Como tudo na vida, e também no futebol, há horas em que é preciso mudar. Acolher e saber se aproveitar dessas mudanças pode até ser difícil, mas ainda assim, mais do que possível. Por todo o Brasil, os estaduais estão começando, é uma pena se as mudanças não entrarem em campo também.

Pretinho Básico
Aulinha de esquema tático: Se os zagueiros e laterais fazem parte da linha defensiva de um time de futebol, os volantes vêm logo depois, seguidos dos meias e dos atacantes. Por definição, fazem a ligação da defesa com o ataque, mas executam preferencialmente a função de defesa, protegendo a entrada da área.

Esporte Fino

A Seleção da Uefa, tem cinco jogadores no Barcelona: Daniel Alves, o zagueiro Piqué, os meias Xavi e Iniesta e o atacante Messi. O goleiro Cassilas, o lateral Marcelo e o atacante Cristiano Ronaldo jogam no Real Madrid, o zagueiro Thiago Silva no Milan, os meia Robben no Bayern de Munique e Bale, no Tottenham.

Comments 12 comentários »

Pessoas!!!

O sétimo Ora Bolas é um registro da passagem da comitiva da Fifa pelas obras da Arena Fonte Nova. A ideia é que vocês saibam um pouco como foi essa visita e a coletiva! Vamos aos melhores momentos!!

Comments 5 comentários »

Pessoas!!!

Gravei um mini Ora Bolas na passagem da comitiva da Fifa aqui em Salvador! Eles fizeram uma visita às obras da Arena Fonte Nova e aproveitei a oportunidade para mostrar um pouco dos bastidores dessa visita pra vocês! Amanhã cedinho coloco o vídeo aqui!!
Beijoca

Comments Nenhum comentário »

Tudo às Claras

Pra quem não assistiu o Tudo às Claras de sábado, vale a pena conhecer a história dessa baiana de Feira de Santana que chegou ao quadro de arbitragem da FIFA!

Comments Nenhum comentário »

Momentos Tudo às Claras

Pra quem não conhece ainda, o Tudo às Claras vai ao ar no programa Bahia Esporte, aos sábados, 8h50 na TV Bahia.

Comments 2 comentários »


Warning: readfile(../ga.txt): failed to open stream: No such file or directory in /home/claraalbuquerque/claraalbuquerque.com.br/wp-content/themes/mandigo/footer.php on line 356